As Idades do Amor (MANUALE D'AMORE 3)

11/26/2011 12:31:00 AM |

Um filme bem feito não se assiste, se degusta. Com essa frase que já ouvi uma vez, inicio a minha maratona para ver todos (ou praticamente todos) os filmes da 7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano, que esse ano passa aqui por Ribeirão Preto. E se eu refletir sobre essa frase que iniciei o texto, ela expressa completamente a impressão que tive de "As Idades do Amor", um filme com todo o sabor da Itália para ser deliciosamente saboreado.

Em seu novo filme, o diretor Giovanni Veronesi mira sua câmera nas diferentes idades do amor: “JUVENTUDE” que conta a história de Roberto (Riccardo Scamarcio), um jovem e ambicioso advogado prestes a casar com Sara (Valeria Solarino), e de seu encontro devastador com Micol (Laura Chiatti), linda, provocante e misteriosa. Com ela, ele irá descobrir a realidade que transcende o tempo, suspenso entre personagens extravagantes e tentações irresistíveis. “MATURIDADE”. Fabio (Carlo Verdone), um âncora de TV bem-sucedido, marido fiel por 25 anos, é arrebatado por inesperado encontro marcado pelo destino. A intrigante Eliana (Donatella Finocchiaro), no entanto, não é quem parece ser. Um mero capricho vira uma aventura tragicômica: livra-se de Eliana não será uma tarefa fácil! “ALÉM”. Adrian (Robert De Niro) é um professor de História da Arte Americano que há algum tempo, desde o divórcio, escolheu viver em Roma – uma cidade que sempre amou. Reservado e solitário, ele tem poucos amigos e entre eles está Augusto (Michele Placido), o porteiro do prédio onde mora. Talvez ele tenha revelado seu segredo apenas para ele: há sete anos, ele passou por um delicado transplante de coração. O encontro revolucionário com a filha de Augusto, Viola (Monica Bellucci), vai perturbar sua tranquila existência e levá-lo a experimentar sensações que estavam soterrada por muito tempo, além de novas emoções...Como elo de ligação entre as vicissitudes dos amores dos protagonistas está um emblemático personagem: Cupido (Emanuele Propizio), o taxista.

Vocês verão durante essa semana que irei por as sinopses completas retiradas diretamente do site do Cinema Italiano(http://www.cinemaitaliano.com.br/7semana/filmes.php) pois elas expressam melhor a idéia dos filmes e como muitos assistirão apenas em DVD, pois não se trata de filmes que irão passar em circuito comercial, então achei que é a melhor forma de identificar o longa.

Voltando, confesso que ao ver que o longa era particionado, não fiquei muito agradado, porém ao ver que entrando na terceira idade, o diretor consegue fazer um elo de forma genial, que diferentemente do que vem acontecendo em outros filmes do mesmo estilo, interligar as três partes mesmo que por apenas algumas pessoas trombando ou vendo alguma notícia.

A forma narrativa apresentada é envolvente e transmite toda a graça das idades ou como preferi ver fases que temos de juventude, adulta e madura que os homens passam pelo entendimento do amor, e com isso agrada tanto o público masculino quanto o feminino de diferentes faixas etárias, apesar de que a maior parte da sala era de pessoas maduras de seus 40 pra mais. E com isso ele acerta na medida tanto as pessoas que pedem um bom romance quanto aos que querem rir de uma boa comédia.

Analisando as atuações, todos os personagens são caricatos, porém estão muito bem em cena. E mesmo sendo um figurão que já estamos acostumados a ver fazendo mil coisas, De Niro rouba o último ato com uma cena inusitada em seus papéis que já fez no cinema e mostra que ainda pode nos surpreender. O único porém que achei da cena final é que a moça não aparenta ter os 40 anos que fala ter no filme, colocaria uns 30 no máximo, mas não atrapalha a boa atuação de ninguém.

Falar da arte do filme é quase que explorar uma Itália em todos os seus aspectos, pois possui locações fascinantes, a qual a fotografia soube aproveitar demais e a direção enfatizou elas usando bastante planos abertos. Porém é notável as fases com suas locações, ótimas escolhas.

Outro ponto crucial para fazer o filme fluir bem, foi as escolhas sonoras, pois com trilhas cômicas e românticas colocadas nos momentos certos, o longa conseguiu fazer até o Cupido narrador/taxista agradar esse Coelho aqui que vos fala, pois pra quem não sabe eu odeio filmes com narração.

Enfim, foi um ótimo início de maratona, pois é um belíssimo filme tanto para se apaixonar quanto para rir. Recomendo demais ele, assim que for possível aluguem-no e façam bom proveito. Esse foi apenas o primeiro, tem muito mais essa semana aqui, inclusive daqui a pouco já com o segundo da noite. Abraços.


3 comentários:

Rapha disse...

oi de novo fernando, desculpa por confudir, pensei fosse teu os dois blog. Mas acompanho os dois, superlegal. sobre esse filme, numca assisti filme italiano eu acho, mas acho que vou ve esse pela sua critica parece bom. abraço

Fernando Coelho disse...

Oi Rapha, desculpe a demora em responder o comentário, mas tava correndo demais com uma tonelada de filmes, sem problema, lá o pessoal também é gente fina. Eu até antes do Vincere, tinha a bagagem apenas o "A Vida é Bela" como italiano, e após o Vincere comecei a me interessar por demais nas produções italianas, são bem diferentes do que estamos acostumados, mas as comédias românticas e os dramas são muito bem feitos e agradam. Comédias próprias deles é meio a desejar pelo gosto, mas são bacanas. Veja sim e depois comente. Abraços.

Tarcísio Silva disse...

Advogado #NatalDoCoelho

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...